A HISTÓRIA DA ALIANÇA

Provavelmente todos ns estamos familiarizados com o fato da aliana de casamento ou simplesmente o crculo, simboliza a perfeio, a unidade perfeita sem comeo ou fim. Para alguns ela representa santidade, perfeio e paz, assim como o Sol, a Terra e o universo.

clip_image001Acredita-se que os Faras do Egito foram os primeiros a usar um crculo, sem comeo ou fim, como um smbolo da eternidade, mas usar uma aliana como promessa pblica de honrar um contrato de casamento no se tornou comum at a poca Romana. As primeiras alianas eram feitas de ferro, alianas em ouro com pedras preciosas tornaram-se moda na poca Medieval. As gemas mais populares eram simblicas – o Rubi (vermelho) era a cor do corao, a Safira azul refletia o cu – mas a mais apreciada e poderosa pedra preciosa era o “indestrutvel” diamante.

Foi em 1549 no Livro de Oraes Comuns que foi designada a mo esquerda como “mo do casamento”, uma tradio reconhecida at hoje em todo o mundo.

Outro fato interessante que at o sculo XIII no havia aliana de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um perodo de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realizao da cerimnia matrimonial. por isso que hoje existe um anel de noivado e depois a aliana de casamento. O primeiro anel de noivado de que se tem notcia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477.

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: