Blair estuda mediar religiões monoteístas. (O cenário está se formando…)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, estuda a possibilidade de se tornar mediador das disputas entre as três grandes religiões monoteístas, quando deixar o poder, ainda este ano, conforme prometeu.

A notícia foi publicada pelo jornal The Mail on Sunday, que diz que Blair, católico convicto, que vai à missa todos os domingos, pode aceitar um convite para se tornar patrono do chamado “Fórum das Três Religiões”.

O fórum, fundado pelo homem de negócios e grande doador dos Trabalhistas Sigmund Sternberg, é integrado por cristãos e muçulmanos britânicos de prestígio, e tem como objetivo resolver os conflitos entre as religiões.

Segundo Sternberg, judeu de origem húngara de 85 anos, que trabalhou incansavelmente para promover o diálogo entre cristãos e muçulmanos, o primeiro-ministro tem muito a oferecer, graças a seu “grande poder de persuasão”.

Blair sempre teve um fascínio pela teologia e, segundo o jornal, acredita que pode desempenhar um grande papel ajudando a unir os líderes das três religiões que reconhecem o mesmo Deus. Ainda de acordo com a publicação, acredita-se que o líder trabalhista tenha discutido o tema com seus assessores mais próximos.

No entanto, alguns o teriam advertido de que poderia virar objeto de críticas por parte dos que são contra a Guerra do Iraque. Isso porque este conflito, pelo qual Blair é considerado um dos principais responsáveis, aprofundou as divisões entre cristãos e muçulmanos.

“É uma lástima que Blair não tenha pensado com mais profundidade nos temas religiosos antes de bombardear Bagdá”, criticou o deputado trabalhista Ian Gibson. “Agora quer ser vigário do mundo. Que ridículo”, concluiu o legislador.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: