Vaticano reiterará que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica

O Vaticano pretende divulgar um documento reiterando que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica e, com isso, confirmará a declaração “Dominus Iesus” do ano 2000, que suscitou fortes polêmicas no mundo cristão, revelou nesta sexta-feira a imprensa italiana.
Segundo a agência I-Media especializada em notícias do Vaticano, este documento da Congregação para a Doutrina da Fé – antigo Santo Ofício – será publicado no dia 10 de julho.
Este texto voltará a afirmar que a Igreja de Cristo está “realmente e unicamente na Igreja Católica”, segundo Il Giornale.
O objetivo é combater “o relativismo eclesiológico”, condenado pelo papa Bento XVI, segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não tem mais que uma parte dessa verdade.
Antes de se tornar Papa com o nome de Bento XVI, o cardeal Joseph Ratzinger presidia a Congregação para a Doutrina da Fé, e a declaração “Dominus Iesus” foi divulgada sob sua responsabilidade.
Essa declaração, segundo a qual apenas a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação, causou comoção em meio às igrejas protestantes, classificadas de simples “comunidades eclesiásticas” pela “Dominus Iesus”.
Il Giornale informa que a declaração a ser divulgada pelo próximo documento do Vaticano se refere a uma frase do texto do Concílio Vaticano II “lumen gentium” (a luz das nações, sobre a missão universal da Igreja), que afirma que a única Igreja de Cristo “subsiste” na Igreja Católica.
Este verbo suscitou diversas interpretações nos últimos anos, embora Il Giornale lembre que o cardeal Ratzinger ressaltava na “Dominus Iesus” que com o emprego de “subsiste” o Concílio queria dizer “existe realmente”.

Fonte: iParaiba

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: